A curta.PT

Perguntas Frequentes

Porquê o Antestreia?
Porque pensamos nisso antes dos outros? Num tom mais sério, o Antestreia é um veterano. Com nove anos a falar de cinema, media partner de festivais nacionais e internacionais, prémios para melhor blog, melhor blogger e melhor iniciativa em diversas competições, temos valor reconhecido no panorama cinematográfico nacional. O que nos falta é apenas visibilidade e como a publicidade mais útil é o mecenato, fizemos este investimento em vários ramos da cultura.

O que é isto?
Não é para ver o filme online, não é para vender filmes, não criamos o site do filme. A não ser que queiram. Aqui apenas damos um endereço memorável para usarem na promoção do filme. Quanto ao site, como será feito e o que terá, cada um é livre de fazer como e onde entender.

Qual a validade do subdomínio?
A cada dois anos o interesse público pelo subdomínio será reavaliado. Títulos com um número de visitas irrisório poderão ser apagados ao fim desse período. Filmes que mantenham a procura serão vitalícios.

Quanto custa ter um subdomínio no A curta.PT?
Estes sites pretendem contribuir para a divulgação da criatividade nacional e serão sempre gratuitos para produções maioritariamente nacionais.

Se é gratuito como é que o site se sustenta?
Estes sites pertencem ao universo Antestreia. A publicidade gerada deverá bastar para pagar o domínio e o servidor. Quanto a ser gratuito, só o é para trabalhos nacionais. Poderá ser cobrada uma taxa a produtos de outras nacionalidades que desejem estar associados ao A curta.PT e demais variantes.

Que garantias de continuidade oferece o A curta.PT?
O domínio será renovado nos prazos legais de forma a permanecer sempre nas nossas mãos e gratuito. Quanto a disponibilidade está alojado em servidores nacionais para maior velocidade.

Posso fazer um site do género?
A união é fundamental pelo que convém que estejam todos no mesmo endereço. Mesmo que nos motores de busca seja indiferente, se estiverem todos em A curta.PT a página de entrada permitirá chegar facilmente aos títulos que tenham aderido a este serviço. Todos numa só base de dados! Além disso, é um serviço gratuito, não têm nada a perder e ninguém pode oferecer melhor.

E se fizer algo do género do ofilme.pt, mas sem ser para cinema?
O cinema está associado a outras artes. Pensando nisso os domínios oálbum.pt, olivro.pt e asérie.pt também ficaram registados, se bem que de momento não tenham actividade prevista. Havendo interesse poderão funcionar em moldes semelhantes. No entanto séries é um mercado muito pequeno e para álbuns/livros recomenda-se que os artistas/autores consagrados tenham os seus próprios domínios. Contudo, um site deste estilo funcionaria bem para divulgar novos autores.
Se se lembrarem de algo mais, estejam à vontade para fazer algo com isso ou para nos proporem que o façamos.

Quem pode inserir títulos?
De forma a contribuirem com informação útil, pede-se que apenas os representantes legais de um trabalho façam a inscrição do mesmo. No entanto todos podem sugerir obras a adicionar, especialmente mais antigas.

Aceitam todos os filmes?
Os critérios são os das salas de cinema. Aceitamos qualquer filme que seja aceite para exibição pelo IGAC nas salas de cinema convencionais. Recusaremos/eliminaremos qualquer filme que atente contra a lei, os bons costumes, a integridade física, e demais casos que possam causar problemas. O mesmo se aplica oas livros, álbuns e séries.

Como posso ajudar?
Se trabalham na indústria, divulgando esta ferramenta pelo meio. Se gostam da cultura, visitando regularmente para descobrir novos artistas nacionais. E claro, fazendo muitos links.



Outras Leituras

FacebookTwitterYoutube